Blog Colaborativo

Busque no blog:

Os logotipos mais caros da história do design

TwitterFacebook
Categoria: Criativo, Design, Inspiração

Uma das questões que mais tira o sono de muitos designers gráficos é a elaboração de um orçamento.

Afinal de contas, se o profissional cobrar um valor muito alto para a elaboração de um logotipo, por exemplo, poderá “perder” o cliente. Se cobrar barato, poderá “desvalorizar” seu trabalho.

Já havíamos publicado um artigo no Logotomia, apresentando curiosidades envolvendo logos famosos onde os designers haviam recebido um pagamento considerado banal.

Hoje apresentamos os logotipos mais caros da história do design gráfico.

Confira abaixo:

Next

Valor pago: 100 mil dólares. A NeXT, ou NeXT Computer, foi fundada em 1985 por Steve Jobs. A empresa foi posteriormente incorporada pela Apple, mas seu logo faz parte da história e está na lista dos projetos mais caros.A encomenda foi solicitada ao famoso designer Paul Rand, criador do logo da IBM, UPS, ABC, entre outros. A única exigência de Paul era o valor de 100 mil dólares para a elaboração da identidade visual.

Pepsi

Valor pago: 1 milhão de dólares. Quem acompanha a evolução da Pepsi percebe que, diferentemente da Coca-Cola, seu logotipo já passou por inúmeros redesenhos. Em 2008, a marca decidiu investir mais uma vez na modificação de seu símbolo. Para isto, contratou a famosa agência Arnell Group. A nova identidade visual exigiu um investimento milionário, não somente para a elaboração do projeto como para sua aplicação: modificação de embalagens de produtos, publicidade, arquitetura comercial, etc.

BBC

Valor pago: 1,8 milhão de dólares. A BBC, The British Broadcasting Corporation, é uma das emissoras de televisão mais poderosas na Inglaterra. A corporação serve como referência para emissoras em todo o planeta. O primeiro logotipo utilizado pela empresa era um brasão de armas, criado em 1960. Seu último redesenho foi realizado em 1997 por Michael Peters. O designer britânico queria um logotipo marcante, memorável e que fosse eficiente nos diferentes formatos da emissora (televisão, internet, impressos).

British Petroleum

Valor pago: 211 milhões de dólares. A BP, originalmente Anglo-Persian Oil Company e depois British Petroleum, possui sede no Reino Unido e é uma das empresa mais influentes no setor de energia (petróleo e gás). Seu faturamento corresponde a mais de 300 bilhões de dólares. No ano 2000, a BP decidiu investir no redesenho de seu logotipo. O principal objetivo era desenvolver um novo conceito para a marca, já que o escudo com as iniciais da empresa já estava “defasado” para os administradores da empresa. A nova criação, conhecido como “Helios” (deus do Sol na Grécia Antiga) foi uma solução encontrada pelos designers para representar a BP.

Boas ideias!

(Via Logotomia)